Português English Français
FacebookInstagramYoutube

INSTITUCIONAL

História

A COCEN - Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, desde 1998 a Unicamp conta com uma estrutura específica para coordenação da gestão dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa, e para subsidiar a administração da universidade nas políticas e nas ações a eles relacionadas: a Cocen - Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa.
Juntamente com outros órgãos da Unicamp, a Cocen estimula o desenvolvimento de projetos temáticos multidisciplinares ou de prestação de serviços a instituições públicas e privadas nos quais envolvem-se os Centros e Núcleos e apoia docentes, pesquisadores e estudantes que deles participam. A Cocen integra 21 Centros e Núcleos que colaboram com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização oferecidos pela Universidade. Também organizam eventos científicos de alcance nacional e internacional, editam periódicos e livros, mantêm acervos documentais - em alguns casos únicos no Brasil, e estabelecem convênios e colaboração acadêmica com importantes instituições brasileiras e de outros países. Vários deles desenvolvem ainda indispensável atividade de prestação de serviços (inclusive para a própria comunidade da Unicamp). Atuam nos Centros e Núcleos, pesquisadores, docentes e alunos das mais diversas unidades da Unicamp, e de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Essa equipe gera uma produção significativa quantitativamente e qualitativamente relevante para diversas vertentes do conhecimento humano: Pensamento e História; Lógica; Teoria da Ciência; População; Ambiente; Geoprocessamento; Saber Urbano; Linguagem; Neurociências; Meteorologia e Climatologia; Planejamento Energético e Petróleo; Engenharia Genética, Engenharia Biomédica e Divulgação Científica, entre outros. Além disso, o Coordenador da Cocen preside a Comissão de Atividades Interdisciplinares do Conselho Universitário, instância máxima de deliberação da universidade, à qual assessora nas questões próprias das políticas e ações relacionadas aos centros e núcleos de estudos e projetos interdisciplinares.

Coordenação

Imagem: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel

Primeira coordenadora eleita da COCEN em consulta realizada nos dias 03 e 04 de agosto de 2020. Historiadora, documentarista e coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN), presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - UNICAMP/ACNUR e presidenta da Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI) órgão auxiliar do Conselho Universitário da Unicamp (CONSU). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Multimeios – Instituto de Artes UNICAMP, pesquisadora colaboradora do Centro de Lógica e Epistemologia e História da Ciência (CLE/UNICAMP) é International Fellow no Institut Convergences Migrations Paris (ICM) e membro do Comitê Executivo da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE). Pesquisadora principal de Projeto Temático FAPESP (2017/07366-1) com o subprojeto MemóriasCovid19. Líder do grupo de Pesquisa CNPq "Trajetórias sem fronteiras: cinemas do refúgio contemporâneo". Atuou como Professora Catedrática Sênior do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina no âmbito da Cátedra UNESCO/UNITWIN/UNESCO (2021) e presidiu a Associação Brasileira de História Oral (biênio 2016-2018). Realizou pós-doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo dedicando-se à pesquisa "Cultura material, percursos autobiográficos. Entrevistas com doadores do Museu Paulista da USP" no âmbito da qual desenvolveu a pesquisa " Histórias de vida e o registro audiovisual" no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2012) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É autora do livro "Yes nós temos bananas. Cinema industrial paulista: a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, atrizes de cinema e Eliane Lage. Brasil, anos 1950" (Alameda Editorial, 2011) e de capítulos de livros e artigos sobre historiografia e audiovisual, memória, biografia e cultura material. Bacharel em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2008) com doutorado sanduíche em "Histoire et Biographie" com a pesquisa "Eliane Lage. Parcours biographiques" desenvolvida no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2006).

Histórico
Ana Carolina de Moura Delfim Maciel De maio de 2017 à setembro de 2020
Prof. Dr. Jurandir Zullo Júnior De maio de 2013 à abril de 2017
Profa. Dra. Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano De maio de 2009 à abril de 2013
Prof. Dr. Jorge Ruben Biton Tápia De março de 2005 à abril de 2009
Prof. Dr. Eduardo Roberto Junqueira Guimarães De maio de 2002 à fevereiro de 2005
Profa. Dra. Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano De outubro de 1998 à abril de 2002

Equipe

Organograma

Logotipo COCEN

Imagem Logotipo COCEN
Download:
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-4912 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Certificados Intranet

ACESSOS


ACESSE: