Teletrabalhos Cocen

2º Encontro do Clube de Leituras Feministas Pagu (PAGU)

Leitura apresentada e comentada por Letícia Nunes de Moraes: historiadora, docente na Universidade de Sorocaba. Formou-se em Jornalismo também, mas nunca o exerceu. Concluiu o curso de História na USP onde seguiu os estudos de mestrado e doutorado. Aos poucos o feminismo ganhou espaço nas suas pesquisas e no seu coração, ou vice-versa. Desenvolveu estágio de pós-doutoramento sobre Patrícia Galvão, na UFSCar de Sorocaba, mas segue pesquisando e se encantando com a tarefa que atribuiu a si de também resgatar Pagu.
Acessar

2º Simpósio Direitas Brasileiras: Análise de conjuntura: governo Bolsonaro no contexto da pandemia (CESOP)

O tema da segunda sessão é "Próximas eleições" e conta com a participação da Profa. Rachel Meneguello (CESOP/Unicamp) e do Prof. André Singer (USP). A mediação será feita pelo Prof. André Kaysel (Depto. Ciência Política/Unicamp). O objetivo do simpósio é reunir pesquisadoras e pesquisadores que contribuam para a compreensão da chegada ao poder de Jair Bolsonaro e dos rumos de seu governo. O evento tem apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora e do jornal Le Monde Diplomatique Brasil.
Acessar

Aula Aberta #10: "Transfobia, racismo e o acesso à educação e ao trabalho". (PAGU)

Aula Aberta #10: "Transfobia, racismo e o acesso à educação e ao trabalho". Mediação: Amanda Palha (AMOTRANS/ANTRA). Keila Simpson (ANTRA), Luck Yemonja Banke (NETRANS/ PREPARA UBUNTU/ UFSC), Dayanna Louise dos Santos (UFPE/ SE-PE) e Brume Dezembro Iazzetti (PPGAS/ PAGU/UNICAMP).
Acessar

Aula Aberta #11: "Resistências negras e música no Brasil e em Angola". (PAGU)

Aula Aberta #11: "Resistências negras e música no Brasil e em Angola". Kelly Adriano de Oliveira (Pesquisadora e gestora cutural/ SESC-SP), Daniela Vieira (DCS/UEL), Jaqueline Lima Santos (CEMI/UNICAMP). Mediação: Bruno Nzinga Ribeiro (PPGAS/UNICAMP).
Acessar

Aula Aberta #12: "Negras(os) nas universidades: subjetividades e transformações recentes" (PAGU)

Negras(os) nas universidades: subjetividades e transformações recentes. Fabiana Mendes de Souza (PMSBC), Mário Augusto Medeiros da Silva (DS/Unicamp), Stephanie Pereira de Lima (Unicamp). Mediação: Gleicy Mailly da Silva (Pagu/Unicamp)
Acessar

Aula Aberta #13 - Aprendizados do combate à COVID-19: força-tarefa interdisciplinar da Unicamp (PAGU)

Participações: Silvia Maria Santiago é médica sanitarista, professora livre docente do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Atualmente parte da Força-tarefa da Unicamp. Sávio Cavalcante é professor do Departamento de Sociologia (IFCH/Unicamp) e atua na Frente de Ações Sociais da Força-tarefa Unicamp contra a COVID-19. Luciana Utsunomiya é médica sanitarista, atua no Módulo de Saúde SOMA e é pós-graduanda em Saúde Coletiva na FCM/Unicamp. Jacqueline Santos Rios é mãe, moradora da Vila Soma e agente popular de saúde. Mediação: Giorgia Carolina do Nascimento, cientista social e doutoranda em Antropologia no PPGAS/Unicamp.
Acessar

Aula Aberta #14- Direitos Humanos em disputa: trajetória, controvérsias e atualidades em torno dos PNDH (PAGU)

Participações: Lucas Bulgarelli, Rodrigo Toniol, Jacqueline Morais Teixeira, Isabela Kalil. Mediação: Regina Facchini, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora dos programas de pós-graduação em Ciências Socais e em Antropologia da Unicamp.
Acessar

Aula Aberta #15 - Corpo, diferença e deficiência: (novos?) desafios na pandemia (PAGU)

Participações: Anahí Guedes de Mello, Carolina Branco Ferreira, Julian Simões, Marco Antônio Gavério, Pedro Lopes. Mediação: Anna Paula Vencato, professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da UFMG.
Acessar

Aula Aberta #16 - Proteção de crianças e adolescentes: desafios nos 30 anos do ECA (PAGU)

Participações: Camila Fernandes, Maria Carolina Trevisan, Carolina Parreiras, Vanessa Leite. Mediação: Regina Facchini, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp e professora do PPGAS - IFCH/Unicamp.
Acessar

Aula Aberta #2: "Periferias, resistência e saúde mental". (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Aula Aberta #2 Periferias, resistência e saúde mental. Tatiana Minchoni (Sarau do Binho/Felizs/CRP-SP); Deivison Faustino (Unifesp); Emiliano de Camargo David (PUC-SP/AMMA Psiquê); Gleicy Silva (Pagu/Unicamp).
Acessar

Aula Aberta #3: "Violências em favelas e periferias na pandemia". (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Aula Aberta #3: Violências em favelas e periferias na pandemia. Juliana Farias (Pagu/Unicamp), Elaine Lima (Pedagoga/GP Mulheres do Capão Redondo), Bruno Nzinga Ribeiro (PPGAS/Unicamp) e Carolina Parreiras (NUMAS/USP).
Acessar

Aula Aberta #4: "Religião e COVID-19 em debate". (PAGU)

Aula Aberta #4: "Religião e COVID-19 em debate". Magali do Nascimento Cunha (INTERCOM), Ronaldo de Almeida (DA/LAR/Unicamp), Christina Vidal da Cunha (UFF), Iyá Adriana de Nanã (Ilê Axé Omó Nanã), e mediação Rodrigo Toniol (DA/LAR/Unicamp).
Acessar

Aula Aberta #5: "Migrações, refúgio e LGBTI+". (PAGU)

Aula Aberta #5: "Migrações, refúgio e LGBTI+". Lara Lopes, ativista, profissional da área de tecnologia, refugiada de Moçambique no Brasil, Maria Paula Botero (EACH-USP/ REDE MILBI), Nathália Antonucci (IMS/UERJ/ LGBT+Movimento), Isadora Lins França (DA/Pagu/Unicamp).
Acessar

Aula Aberta #6: "Saúde LGBT em tempos de COVID-19". (PAGU)

Aula Aberta #6: "Saúde LGBT em tempos de COVID-19". Gabriela Calazans (FM/NEPAIDS/USP), Flávia Teixeira (CRAIST/UFU/ABRASCO), Adriano Queiroz (PMDSTAIDS-SP/UFABC), Fernanda Fortes de Lena (Unicamp/Vote LGBT), Camilo Braz (Ser-tão/UFG).
Acessar

Aula Aberta #7: "Direitos em tempos de desdemocratização". (PAGU)

Aula Aberta #7: "Direitos em tempos de desdemocratização". Lucas Bulgarelli (Numas/USP), Jacqueline Moraes Teixeira (FE/NUMAS/USP/CEBRAP), Luiz Mello (Ser-tão UFG), Bruna Andrade Irineu (UFMT/ABEH), Anne Tulie Araújo (ULTRA/UNICEUB), Thiago Coacci (Larvas Incendiadas).
Acessar

Aula Aberta #8: "Corpos e (r)existências negrxs e LGBT na universidade". (PAGU)

Aula Aberta #8: "Corpos e (r)existências negrxs e LGBT na universidade". Megg Rayara Gomes de Oliveira (UFPR), Suely Messeder (UNEB), Luciana de Oliveira Dias (UFG/ABA), Michel Ferreira (UTFPR), Thiago Teixeira (PUC-MG), Stephanie Lima (Unicamp).
Acessar

Aula Aberta #9: "Despatologização/repatologização: o que dizem as ciências psi?". (PAGU)

Aula Aberta #9: "Despatologização/repatologização: o que dizem as ciências psi?". Isabela Saraiva (NEGAH/UFSJ), Alexandre Oviedo Gonçalves (CEBRAP/UNICAMP), Maya Foigel (Generidades/ Sedes Sapientiae /TRANSITAR), Beatriz Bagagli (IEL/UNICAMP), Marco Aurélio Prado (NUH/UFMG), e mediação de: Héder Bello (UFRJ/ CRP-RJ).
Acessar

Aula Aberta: "Desigualdades Sociais, Saúde e o COVID-19". (PAGU)

Aula Aberta "Desigualdades Sociais, Saúde e o COVID-19", parte do projeto Gênero & Desigualdades (Pagu-Unicamp e NUMAS-USP). Participam do debate Luís Eduardo Batista (Instituto de Saúde/SES-SP), Fernanda Lopes (GT Racismo e Saúde/Abrasco) e Alexandre da Silva (Faculdade de Medicina de Jundiaí). A mediação de Regina Facchini (Pagu/Unicamp).
Acessar

Aulas Abertas Estudos de Gênero - Internet e Redes Sociais (PAGU)

Como as teorias feministas e os estudos de gênero nos ajudam a compreender a internet e as redes sociais? As Aulas Abertas: Estudos de Gênero são organizadas pela professora do PPGCS e pesquisadora do PAGU - Natália Corazza Padovani. Elas acontecem com promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp, do Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU) da Unicamp e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Acessar

Aulas Abertas: Estudos de Gênero - Donna Haraway (PAGU)

Participações: Marko Monteiro (IG/UNICAMP), Carolina Cantarino (FCA/UNICAMP). Mediação e Debate: Yama Chiodi (PPGCS/UNICAMP). A organização é de Natália Corazza Padovani (Pagu/Unicamp).
Acessar

Aulas Abertas: Estudos de Gênero - Gênero e ciência, perspectivas situadas (PAGU)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) promovem o ciclo de Aulas Abertas: Estudos de Gênero com o tema "Gênero e ciência, perspectivas situadas". Presença de Maria Conceição da Costa (Instituto de Geociências da Unicamp) e Jonatan Sacramento (PPGCS). A mediação é de Gabriela Marino Silva (Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica do IG Unicamp) O evento é organizado pela professora Natália Corazza Padovani (Pagu)
Acessar

Bate-papo: Que futuro queremos pós-covid 19? (NEPAM)

Esta roda de conversa virtual foi desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas (LEME) como parte da programação oficial da Semana do Meio Ambiente de Campinas - SEMEIA 2020. Nesta roda de conversa, Simone Vieira, Cristiana Seixas (NEPAM), Alice de Moraes, Juliana Farinaci e Luciana Araujo - cinco pesquisadoras do LEME - discorrem sobre como a pandemia causada pela covid-19 pode ser caracterizada como uma crise, a partir da qual é possível vislumbrar possibilidades concretas para a construção de um futuro social-, econômica- e ambientalmente mais equilibrado. Entrelaçam elementos e aprendizados da ecologia de ecossistemas, resiliência socioecológica, serviços ecossistêmicos, limites planetários, Economia Donut, comunicação não-violenta, importância da cultura e relações de colaboração nesta conversa em forma de bate-papo virtual.
Acessar

Café Cocen - 6ª Edição (COCEN)

Neste bate-papo, tivemos a participação do pesquisador David Lapola do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI/Unicamp), falando sobre: "30 anos de ciência de mudanças climáticas, Amazônia e pandemias". E a pesquisadora Cristiana Seixas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/Unicamp), falando sobre o tema: "Conservação da Natureza para o bem-estar humano".
Acessar

Daniel Hogan e o campo de População e Ambiente no Brasil - 1ª sessão (NEPO)

Primeira mesa: Contribuições teórico-metodológicas, acadêmicas e institucionais Mediação: John Sydenstricker-Neto (Mackenzie/Cebrap) Debatedores: Ricardo Ojima (UFRN), Roberto do Carmo (IFCH, NEPO-Unicamp), Sônia da Cal Seixas (NEPAM-Unicamp). Organizado pelo Grupo de Trabalho População, Espaço e Ambiente da Associação Brasileira de Estudos de População, em conjunto com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO-Unicamp) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM- Unicamp).
Acessar

Daniel Hogan e o campo de População e Ambiente no Brasil: 2ª sessão (NEPO)

Daniel Hogan e o campo de População e Ambiente no Brasil: uma década de reflexões sobre suas contribuições. 2ª Sessão - "Avanços metodológicos da área de P&A, a contribuição da incorporação da dimensão do espaço e o diálogo com o planejamento urbano e regional" Mediação: Thais Tartalha (UFABC) Debatedores: Álvaro D'Antona (FCA-Unicamp), Miguel Monteiro (INPE), Heloísa Costa (UFMG).
Acessar

Debate: Pessoas Trans & Política - Histórias, Trangeneridades e Trajetórias (PAGU)

Ciclo de debates "Pessoas Trans & Política" tem início com a mesa "Histórias, Trangeneridades e Trajetórias", com a presença de Keila Simpson (presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais), Kátia Tapety (ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Colônia do Piauí-PI), Jovanna Cardoso (Idealizadora e fundadora do Movimento de Travestis no Brasil, atual presidenta do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros - Fonatrans), que foram entrevistadas por Jinx Vilhas e João Custódio, contando com comentários de Natália Corazza Padovani (PAGU e PPGCS - Unicamp).
Acessar

Documentário: Memórias Covid-19 | Ars Electronica (COCEN)

Coordenação: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (UNICAMP) Comitê curatorial: Ana Magalhães (USP), Andrea Casa Nova Maia (UFRJ), Benito Bisso Schmidt (UFRGS), Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira (USP), Charles Monteiro (PUCRS), Daniel Munduruku (INSTITUTO UK’A), Diego Kern Lopes (UERJ), Elena Brugioni (UNICAMP) Kátia Couto (UFAM), Heloisa Buarque de Almeida (USP), Keila Knobel, Lilia Moritz Schwarcz (USP), Mônica Raisa Schpun (EHESS), Pedro Guimarães (UNICAMP), Raquel Rato (FCSH NOVA), Zélia Amador de Deus (UFPA)
Acessar

Entrevista com Eleidi Alice Chautard Freire Maia (CLE)

Primeira entrevista que compõe a série de depoimentos coletados por conta do projeto “Memória Científica Nacional: modernização dos Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/Unicamp), preservação e difusão do acervo” que foi contemplado com os recursos do Programa de Ação Cultural – ProAC, que é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além de modernizar a estrutura de preservação e tratamento do acervo do CLEArq, o objetivo do projeto é digitalizar e dar acesso aos documentos do geneticista e professor Newton Freire Maia. Este e os demais depoimentos dos cientistas que tiveram convívio com o geneticista visam complementar as fontes históricas existentes que possibilitam o resgate da trajetória Newton Freire-Maia.
Acessar

Fica em Casa: Palestra na Faculdade de Artes do Paraná (LUME)

Acessar

Fórum: Pandemia e Violência de Gênero, uma ótica interseccional (PAGU)

Abertura: Dra. Angélica de Almeida, Profa. Dra. Karla Bessa, Mariana Conti. Mesa de debate: Joice Berth, Fabiana de Andrade, Marina Ganzarolli, Magali Mendes.
Acessar

Gênero & Desigualdades + Saúde - Debates #1: Desejos, prazeres e a pandemia (PAGU)

O primeiro episódio do Debates, tem o tema “Desejos, Prazeres e Pandemia”. Na medida em que a pandemia nos confronta com a necessidade de isolamento social, como se torna possível vivenciar e experimentar prazeres e desejos? Como o digital, uma das saídas possíveis frente ao distanciamento, reconfigura as relações efetivas e sexuais? Em que medida a pandemia impacta o mercado erótico? Estas e outras questões serão debatidas, com a esperança de que possam trazer outras demandas e experiências.
Acessar

Gênero & Desigualdades + Saúde - Debates #2: Aborto e movimento feminista no Brasil (PAGU)

“Aborto e movimento feminista no Brasil: como ser resistência no contexto conservador?” Vamos refletir sobre os últimos ataques ao acesso ao aborto legal no Brasil e sobre as articulações dos movimentos feministas para atender estes casos, mas também sobre a importância destes movimentos no avanço da legalização e legitimação do aborto. Participações: Carla de Castro Gomes, Emanuelle Góes, Gabriela Rondon, Morgani Guzzo, Paula Viana, Alessandra Brigo.
Acessar

Gênero & Desigualdades - Clássicos #1 Morte em Família, de Mariza Corrêa (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Clássicos #1 Morte em Família, de Mariza Corrêa Adriana Piscitelli (Pagu/Unicamp), Larissa Nadai (DA/USP), Roberto Efrem Filho (UFPB/UFPE), com mediação de Thiago Coacci (Larvas Incendiadas) e Regina Facchini (Pagu/Unicamp).
Acessar

Gênero & Desigualdades - Clássicos #2 - Raça, gênero e classe no pensamento de Lélia Gonzalez (PAGU)

Clássicos #2 - Raça, gênero e classe no pensamento de Lélia Gonzalez Gleicy Silva (Pagu/Unicamp), Thiago Coacci (Larvas Incendiadas), Alex Ratts (UFG) e Flavia Rios.
Acessar

Gênero & Desigualdades - Clássicos #3: Envelhecimento e sexualidade: contribuições de Guita Debert e Júlio Simões (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Clássicos #3: Envelhecimento e sexualidade: contribuições de Guita Debert e Júlio Simões Articulações entre envelhecimento e sexualidade no Clássicos do Gênero & Desigualdades. Dia de partirmos das contribuições de Guita Debert (Unicamp) e Júlio Assis Simões (USP) e refletirmos sobre como dialogam com reflexões de Mauro Brigeiro (Fiocruz), Carlos Eduardo Henning (UFG) e Guilherme Passamani (UFMS) .
Acessar

Gênero & Desigualdades - Momento COVID -19 #17 (PAGU)

Podem duas mulheres falar sobre masculinidades? Isabela Venturoza (Pagu/Unicamp; Numas/USP) e Fernanda Martins Sousa (Pagu/Unicamp; Numas/USP)
Acessar

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #18 (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #18 Haitianos em Tijuana, México: mobilidades em contexto de COVID-19 Domila Pazzini
Acessar

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #19 (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #19 Desigualdades digitais e educação Carolina Parreiras (Numas/USP) e Renata Mourão Macedo (FEUSP/Numas/USP)
Acessar

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #20 (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #20 Trabalho emocional e profissionais de enfermagem em tempos de pandemia Bárbara Ferrari Brandi (PPGS/Unicamp).
Acessar

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #21 (PAGU)

Gênero & Desigualdades - Momento COVID-19 #21 As criaturas invisíveis da ficção científica: controle e diferença em Aniquilação Thaís Lassali (PPGAS/Unicamp).
Acessar

II Colóquio Gestão do Patrimônio Cultural - Mesa I (CMU)

“O papel das instituições na preservação da memória local”. Palestrantes: André Luiz Paulilo - Centro de Memória-Unicamp. Maria de Fátima Guimarães - Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (Cdaph). Rita de Cássia Francisco - Arquivo Municipal de Campinas. Mônica C. B. Frandi Ferreira - Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. Moderadora: Maria Sílvia Duarte Hadler - Centro de Memória-Unicamp.
Acessar

II Colóquio Gestão do Patrimônio Cultural - Mesa II (CMU)

“O papel das instituições na preservação da memória local”. Palestrantes: Adriana Pessatte Azzolino - Museu Major José Levy Sobrinho. Anicleide Zequini - Museu Republicano “Convenção de Itu”. Leila Maria Massarão - Fundação pró-Memória de São Carlos. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus - Fundação pró-Memória de Indaiatuba. Moderadora: Maria Sílvia Duarte Hadler - Centro de Memória-Unicamp.
Acessar

III Seminário Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital (LABEURB)

Mais uma atividade do Projeto MeDiA – Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital (CNPq Universal/processo n. 429789/2016-5). Dessa vez, teremos a conferência “Ce que la technologie numérique fait aux sciences du langage. Théories, méthodes, outils” (O que a tecnologia digital está fazendo às ciências da linguagem. Teorias, métodos, ferramentas), que será proferida pela Profa. Marie-Anne Paveau, da Universidade Sorbonne Paris Nord-Paris 13 UR 7338 Pléiade.
Acessar

IV Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ (CIDDIC)

Manuel Falleiros (CIDDIC/ELM/Unicamp) - Parametrização de eventos sonoros para video-partitura, palestra para a IV Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ.
Acessar

Lançamento #2 - Movimentos sociais e transformações do ativismo contemporâneo (PAGU)

Os movimentos sociais são atores dinâmicos, com fronteiras sempre porosas, que interpelam múltiplos aspectos da vida social e política. Por isso, a pesquisa sobre o tema não pode estar confinada a compartimentos disciplinares estritamente delimitados". Assim, Breno Bringel e Marilia Pontes Sposito abrem a apresentação do dossiê MOVIMENTOS SOCIAIS E TRANSFORMAÇÕES DO ATIVISMO CONTEMPORÂNEO, recém-publicado no volume 41 da revista Educação e Sociedade.
Acessar

Lançamento #3 - Da praça aos palcos: caminhos da construção de uma carreira drag queen (PAGU)

Acessar

Lançamento da versão inédita em vídeo de "PERCH - Uma celebração de voos e quedas”. (LUME)

Lançamento da versão inédita em vídeo de "PERCH - Uma celebração de voos e quedas” (um espetáculo multimídia ao ar livre), obra marcante feita a muitas mãos - uma cocriação do Lume Teatro - UNICAMP, Campinas-SP e dos coletivos Conflux, Glasgow, Escócia; Legs on the Wall, Sidney, Austrália e Stephen Deasley, músico e compositor radicado em Edimburgo, Escócia; e com a presença de mais de 200 artistas em cena.
Acessar

Live do NIED: EAD - Presente, passado e futuro. (NIED)

Uma reflexão sobre as novas tecnologias aplicadas à educação. Com ênfase na EAD, Educação à Distância mediada por mídias digitais. Com a participação de Dr. Flávia Linhalis, pesquisadora e coordenadora do NIED/UNICAMP, Prof. Olavo Cunha, atuante em escolas públicas e Prof. Dr. André Constantino, IFSP - Campus Hortolândia/SP
Acessar

Live: Maker e Robótica Pedagógica (NIED)

Participações: Prof. Dr. José Armando Valente, docente, Unicamp/NIED. Dr. João Vilhete D'abreu, pesquisador do NIED/Unicamp. Flávio Nicastro, doutorando em Ciências da Computação/Unicamp. Mediador: Dr. Odair Marques da Silva, Cultura Digital, NIED/Unicamp.
Acessar

LIVE: “Políticas de enfrentamento ao Coronavírus na Região Metropolitana de Campinas”. (NEPP)

Acessar

Memória Científica Nacional: Entrevista com Átila Fernando Visinoni (CLE)

Segunda entrevista da série de depoimentos coletados por conta do projeto “Memória Científica Nacional: modernização dos Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/Unicamp), preservação e difusão do acervo” que foi contemplado com os recursos do Programa de Ação Cultural – ProAC, que é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além de modernizar a estrutura de preservação e tratamento do acervo do CLEArq, o objetivo do projeto é digitalizar e dar acesso aos documentos do geneticista e professor Newton Freire Maia. Este e os demais depoimentos dos cientistas que tiveram convívio com o geneticista visam complementar as fontes históricas existentes que possibilitam o resgate da trajetória Newton Freire-Maia.
Acessar

Palestra na 1ª Jornada Teatral “Existimos Por que Coisa?, dia 17 de junho de 2020, às 20hs (LUME)

Mímese Corpórea e Dança Pessoal: construção de um repertório pessoal de criação Sinopse - Tendo como pano de fundo a criação da desmontagem SerEstando Mulheres, nosso bate-papo circulará sobre os meandros da construção de um repertório pessoal de representação partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. SerEstando Mulheres, é uma história que fiquei com vontade de dançar, minha, de outras mulheres, de um grupo, de uma vida. É uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos, oito ao todo. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do meu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Passeia por diferentes metodologias e linhas de pesquisas, momentos de vida, cada fragmento refletindo o momento em que foi gestado: mímese corpórea, dança pessoal, butô, clown, mãe, filha, atriz.
Acessar

Pandemia na Roda #1 "Cemitérios, mortes e sofrimentos". (PAGU)

Vídeo da primeira roda de conversas de um ciclo de eventos cujo objetivo é criar um espaço de reflexão sobre os desafios e as contribuições das ciências sociais à compreensão da pandemia e de seus impactos no Brasil.
Acessar

Participação da Campanha Princípio Afetivo, promovido pela Sala de Giz, na modalidade Artes da Escrita, com a criação da obra “Doce Amargo” (LUME)

Acessar

Participação do Coral Unicamp Zíper na Boca na matéria do Bom Dia Cidade, EPTV Campinas edição do dia 29 junho (CIDDIC)

Acessar

Pesquisadora Eni Orlandi Volatilidade da interpretação: política, imaginário e fantasia (LABEURB)

Tomo a Pandemia como um acontecimento discursivo e analiso materiais que, na conjuntura atual, se inscrevem nas chamadas teorias da conspiração. Atravessando o imaginário da comunicação, em que dominam a noção de interatividade e a de rede de informação, procuro compreender processos de significação que constituem um sítio significação estruturado pela incerteza, pela imprecisão, em que trabalha amplamente o silêncio, a metaforização e a dispersão dos sujeitos e dos sentidos.
Acessar

Pesquisadores do Labeurb participaram da Marcha Virtual pela Ciência (LABEURB)

A SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, somam forças a entidades de todo o País ligadas à CT&I para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.
Acessar

Prosa Sociológica - Sociologia Ambiental e Mudanças Climáticas: Desafios do Presente e do Futuro (NEPAM)

Presença da Profa. Dra. Leila da Costa Ferreira. E mediação dos professores Sávio Cavalcante e Mariana Chaguri. A Prosa Sociológica é uma iniciativa do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Acessar

Segundas com as florestas: Mulheres e Ancestralidades (NUDECRI)

Participação de Marli Wunder, Alessandra Ribeiro, Márcia Tait, Sheyla Smanioto. A proposta "Segundas com as florestas" nasce da organização do livro Floresta², feito por Susana Dias e Alessandra Penha.
Acessar

Seminário: Ciências, Sentidos e Sociedades | Conferências de Eni Orlandi e Carlos Vogt. (NUDECRI)

Saiba um pouco mais sobre as conferências que Eni Orlandi e Carlos Vogt apresentarão no Ciências, Sentidos e Sociedades.
Acessar

Seminário: Ciências, Sentidos e Sociedades | Lançamento de livros recém-publicados. (NUDECRI)

Teremos o lançamento de sete livros publicados por pesquisadores e associados ao Nudecri, dentre eles “A linguagem vai à escola”, de Graciely Costa, “Floresta²” e “Conversas in-finitas”, de Susana Dias e “Por que falar em letramento científico?”, de Rodrigo Cunha. Além disso, a pesquisadora Eni Orlandi apresentará o livro “Análise automática do discurso”, traduzido do filósofo francês Michel Pêcheux.
Acessar

Seminário: Ciências, Sentidos e Sociedades | Mesa 1. (NUDECRI)

Claudia Pfeiffer, Rodrigo Cunha, Sabine Righeti e Simone Pallone apresentam suas pesquisas no Ciências Sentidos e Sociedade.
Acessar

Seminário: Ciências, Sentidos e Sociedades | Mesa 2. (NUDECRI)

Beatriz Azevedo, Cristiane Dias e Susana Dias participam do Ciência, Sentidos e Sociedades.
Acessar

Seminário: Ciências, Sentidos e Sociedades | Mesa 3. (NUDECRI)

Carolina Rodriguez, Greciely Costa e Rafael Evangelista participam do Ciência, Sentidos e Sociedades.
Acessar

Seminário: Educação não formal e história oral (CMU)

Seminário Educação não formal e história oral: uma abordagem de movimentos culturais no espaço urbano. O evento integra a série “Seminários de Pesquisa CMU: História e Memória” e será ministrado pela professora Lívia Morais Garcia Lima.
Acessar

Seminário: Na cidade, as paixões: o ódio e a ignorância no distanciamento social (LABEURB)

O Labeurb convida Gabriel Lombardi e Beatriz Maya Restrepo, dois importantes professores e psicanalistas da América Latina, das cidades de Buenos Aires e de Medellín, para um debate sobre os afetos e as paixões. Vamos discutir sobre o ódio (a humilhação, a destruição e o desaparecimento do outro) e a ignorância (o des-conhecimento, um não querer saber) no corpo dos sujeitos e das cidades.
Acessar

Seminários de Pesquisa CMU: História e Memória 2020 (CMU)

Seminário "Educação do Corpo na História: a ginástica e o esporte entre prescrições e emoções" Palestrante: Carmen Lúcia Soares (FEF/Unicamp).
Acessar

Webinar: Biodiversidade, crise climáticas, economias e pandemias (NEPAM)

O “Biodiversidade, crise climáticas, economias e pandemias”. O evento tem a participação de Eduardo Brondízio, da Universidade de Indiana e um dos coordenadores do Relatório Global sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES, Carlos Eduardo Frickmann Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro especialista em economia ambiental, e Bráulio de Souza Dias, da Universidade de Brasília/UnB e ex-Secretário da Convenção da Diversidade Biológica. O debate conta também com a participação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e Carlos Alfredo Joly e Cristiana Seixas (NEPAM), coordenadores da BPBES.
Acessar

Webinar: Mudanças Climáticas e Patrimônio: Diálogos Transatlânticos (NEPAM)

Palestrantes: Aline Vieira de Carvalho (Nepam/Unicamp), Benjamin Ortiz Espejel (El Colegio de Puebla/México), Luiz Oosterbeek (IPT/Portugal), Silvia Zanirato (EACH/USP) Mediação: Luana Campos (Icomos-BR)
Acessar

Webinar: Os desafios do jornalismo científico hoje e amanhã (LABJOR)

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) realiza evento com as participações de Mariluce Moura (Ciência na Rua), Herton Escobar (Jornal da USP) e Sabine Righettii (Agência Bori).
Acessar

Webinário: As epidemias na história (NEPO)

Nesta edição da série de webinários População e Desenvolvimento em Debate discutiremos as epidemias e pandemias ao longo da história. Palestrantes: Flavio Coelho Edler - Pesquisador da Casa Oswaldo Cruz e professor da Fiocruz Nikelen Witter - Professora da Universidade Federal de Santa Maria Maria Alice Rosa Ribeiro - Pesquisadora colaboradora do Centro de Memória da Unicamp Facilitação: Ana Silvia Volpi Scott - Professora da Universidade Estadual de Campinas
Acessar

Webinário: Desafios da Pesquisa Científica em Tempos de Isolamento Social (CESOP)

Webinário: Desafios da Pesquisa Científica em Tempos de Isolamento Social | A mesa conta com a presença dos professores Aldair Rodrigues (Departamento de História), Isadora Lins França (PAGU/Departamento de Antropologia) e Oswaldo Amaral (CESOP/Departamento de Ciência Política). A organização é do professor Alvaro Bianchi.
Acessar

Webseminário: Cidade, Demografia e Saúde Pública: Reflexões suscitadas pelo Covid-19 (NEPO)

WEBSEMINÁRIO: Cidade, Demografia e Saúde Pública: Reflexões suscitadas pelo Covid-19 | A contribuição da demografia no entendimento dos impactos da pandemia a partir da dinâmica da Cidade: o acesso a serviços de saúde, mobilidade urbana e produção do espaço urbano. Sob a coordenação do professor José Marcos da Cunha, docente ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo). A realização é do Projeto Novas Faces da Periferia/Produtividade CNPq.
Acessar
Logo Unicamp Logo Coordenadoria Geral da Universidade Logo Cátedra
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912
Links
Voltar ao início Unicamp Documentos e Relatorios Teletrabalhos Serviços
Acesse pelo celular